Como analisar o uso de memória do Cloud Server?

De Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Ao analisar o uso de memória do Cloud Server, dois aspectos diferentes devem ser considerados:

  • Memória Consumida no Hospedeiro
  • Memória Usada pelo Sistema Operacional

Você pode consultar essas métricas pela a aba "Monitoramento" do Painel do Cloud:


Painel de Controle do Cloud Hosting.png


Veja a explicação de cada item:

1. Memória Consumida no Hospedeiro

É a memória alocada para o Cloud Server no servidor físico. À medida em que o sistema operacional expande a memória usada, a infraestrutura VMware aloca continuamente memória no hospedeiro. Para preservar o desempenho, essas áreas de memória permanecem alocadas por longos períodos. Por isso, o gráfico de Memória Consumida costuma ficar próximo do limite contratado, podendo até passar um pouco devido à um percentual de overhead.


Painel de Controle do Cloud Hosting - Relatório.png


2. Memória Usada pelo Sistema Operacional

Para saber a quantidade de memória efetivamente usada, use o link de "Acessar monitoramento do sistema operacional". Após o login, clique em na opção "RAM".

Este gráfico mostra dois dados importantes:


RAM - Detalhes do sensor.png


  • Percent Available Memory: memória disponível, considerando o que está sendo usado para aplicações, serviços, buffer e cache.
  • Physical Free Percent: memória disponível, considerando o que está sendo usado para aplicações e serviços, mas excluindo buffer e cache.

IMPORTANTE: o sistema operacional usa buffer e cache para otimizar o desempenho, mantendo dados em memória ao invés de buscá-los no disco. Isso torna a execução das aplicações mais rápida e reduz o consumo de IOPS. É essencial manter uma sobra de memória para buffer e cache, sendo usual alocar entre 25% e 100% acima da memória base (Physical Free Percent). Como esse ajuste depende da natureza do que roda no servidor, analise-o em conjunto com o desenvolvedor ou administrador do sistema.