Como as páginas web chegam até o nosso computador?

De Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

A sensação que temos quando navegamos na internet é que o nosso computador está "puxando" ou trazendo uma página ou site para nós. O correto é que nós realizamos o pedido de uma página, mas é o servidor onde a página está hospedada queenvia os dados para nós.

A seguir, apresentamos o funcionamento deste processo:

  • No momento em que nos conectamos à internet, nosso computador recebe um número do provedor de acesso, denominado Endereço IP, que passa a ser a nossa identificação na internet.
  • Utilizando o navegador (browser), podemos digitar um endereço, por exemplo: www.umdomínioqualquer.com.br, e pressionar a tecla Enter. Imediatamente, o navegador pergunta ao servidor de DNS do nosso provedor se o domínio umdomínioqualquer.com.br consta em sua tabela de domínios conhecidos. Se constar, o servidor de DNS informa onde se localiza o domínio. Se não constar, ele consulta outro servidor DNS ao qual está vinculado, que, por sua vez, verifica os endereços cadastrados para o domínio no Registro.br. Caso sejam endereços de outra região geográfica, o servidor DNS consulta o InterNIC, que indica quais são os servidores DNS que podem localizar o nome de domínio.
  • Após a localização do domínio, o servidor DNS do nosso provedor grava o domínio e o seu endereço IP em sua tabela de domínios conhecidos e mantém esta informação por um determinado período, definido pelo TTL1 do domínio. Durante este período, todos os usuários que utilizam a tabela DNS daquele provedor terão acesso mais rápido ao site solicitado. Caso o domínio seja solicitado novamente após este período, o servidor DNS do nosso provedor realiza outra vez a pesquisa.
  • O resultado final desta etapa é que o nosso nevegador recebe o endereço IP do domínio a ser visitado. Com o endereço IP do domínio www.umdomínioqualquer.com.br, o nosso navegador faz contato com o servidor e pede que lhe seja enviada a Home Page. A partir deste momento, o servidor2 do site www.umdomínioqualquer.com.br inicia o envio da Home Page para o endereço IP do nosso computador. Nosso browser recebe os dados e monta a Home Page para visualizarmos. No momento que solicitamos uma outra página deste mesmo site, o nosso browser já sabe para que endereço fazer o pedido da página.


Informações complementares:

1. O prazo de validade das informações de um domínio é chamado de TTL (Time to Live). Este prazo define o período máximo que as informações podem ser mantidas na tabela de domínios conhecidos do provedor de acesso. O TTL é determinado pelo servidor de hospedagem do domínio. Para conhecimento, atualmente estamos utilizando um TTL de 01 hora.

NOTA: Caso o provedor de acesso usado para conexão faça cache de DNS, ou seja, determine um tempo fixo para manter as informações dos domínios conhecidos, isto invalida o tempo de TTL definido pelo servidor de hospedagem.


2. Como o servidor de hospedagem é responsável por enviar a página solicitada, temos condições de saber a origem de quem visitou as páginas do site. Os logs de estatística armazenam o número do endereço IP, que podem ser consultados para identificar quais são os provedores utilizados pelos visitantes de um site.

Para obter mais informações sobre como as páginas web chegam até nosso computador, entre em contato com a CentralServer.