Como enviar e-mail através de formulários, utilizando remotemail.cgi?

De Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

O remotemail.cgi envia mensagens de e-mail contendo informações preenchidas via formulário para caixas postais externas ou do próprio domínio, com as seguintes restrições:

1. Caso exista pelo menos um e-mail pertencente ao seu domínio entre o(s) destinatário(s) da mensagem (campo do formulário: recipient), o envio ocorrerá normalmente. Neste caso, os e-mails dos destinatários devem ser separados por vírgula.


2. Caso nenhum dos destinatários pertença ao seu domínio (campo do formulário: recipient), o envio ocorrerá se existir somente 01 destinatário na mensagem.


Configuração de formulário utilizando o programa remotemail.cgi

Para poder usar o remotemail para receber os valores dos campos de um formulário de uma página, deve-se configurar adequadamente o método e a ação a ser executada quando o formulário for enviado pelo browser.

Método: METHOD=POST
Ação: ACTION="http://forms.hospedagemweb.net/cgi-bin/remotemail.cgi"
Descrição: Isto define o método que o browser usará para enviar os dados para o web server e qual será o programa usado para processá-los.
Sintaxe: <FORM METHOD="POST" ACTION="http://forms.hospedagemweb.net/cgi-bin/remotemail.cgi">


Os campos a seguir são necessários em seu formulário para o remotemail.cgi funcionar corretamente.

Campo: recipient
Descrição: Este campo especificará para quem será enviado o e-mail resultante do preenchimento do formulário. O campo recipient deverá ser inserido como um hidden field no seu formulário com o valor sendo um endereço de correio eletrônico.
Sintaxe: <input type="hidden" name="recipient" value="email@dominio.com.br">


Campo: Email
Descrição: ste campo será usado para identificar o e-mail de quem lhe enviou a mensagem. Criando um campo Email em seu formulário, este será apresentado no cabeçalho do e-mail enviado.

Nota: denominar o campo Email com E maiúsculo.

Sintaxe: <input type=text name="Email">


Campo: Nome
Descrição: EEste campo será usado para identificar o Nome de quem lhe enviou a mensagem. Criando um campo Nome em seu formulário, este será apresentado no cabeçalho do e-mail enviado.

Nota: denominar o campo Nome com N maiúsculo.

Sintaxe: <input type=text name="Nome">


Campo: redirect
Descrição: Neste campo deverá especificada uma página htm que será apresentada como tela de confirmação após o envio do formulário. No lugar de confirma.htm, coloque o nome da sua página.
Sintaxe: <input type="hidden" name="redirect" value="http://seudominio/confirma.htm">


Campo: subject
Descrição: Este campo especifica o conteúdo do campo Assunto do e-mail automático. Se não for especificado o assunto da resposta automática aparecerá como "WWW Form Submission".
Sintaxe: <input type="hidden" name="subject" value="Assunto do e-mail automático">


O campo a seguir é opcional:

Campo: required
Descrição: Este campo permite definir quais campos do seu formulário são de preenchimento obrigatório. Se o(s) campo(s) indicado(s) em required não estiver(em) preenchido(s), o usuário será notificado sobre a necessidade de preenchimento em uma tela específica que permitirá o retorno ao formulário.
Sintaxe: Se você quiser que os campos e-mail e telefone sejam de preenchimento obrigatórios, use esta sintaxe.

<input type="hidden" name="required" value="Email,telefone">