Como escolher uma empresa ou profissional para a criação do meu site?

De Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

A escolha dos profissionais que irão desenvolver o seu site é uma das questões mais difíceis para as empresas, pois ainda não existem padrões muito claros para esta atividade, e muitas vezes encontramos profissionais que por terem criado um site já se consideram experts. Para auxiliá-lo na tarefa de selecionar os profissionais que desenvolverão o seu site, veja as seguintes considerações:

O desenvolvimento de um site envolvem 03 capacidades:

1. Capacitação Técnica;

2. Conhecimento do seu negócio;

3. Habilidade.


Capacitação Técnica

Este é o elemento pelo qual tem se avaliado os profissionais que desenvolvem sites e continua sendo um fator de grande importância. Podemos expressar este tópico como sendo o conhecimento técnico para criar as páginas e imagens que serão usadas no site, com o domínio das ferramentas (softwares) de autoria de páginas web. A melhor forma de realizar esta avaliação é visitar os sites que os profissionais já desenvolveram.


Conhecimento do seu negócio

Quando se decide criar um site também são definidos os objetivos do site, que fundamentalmente é aumentar os negócios da empresa ou entidade, objetivos estes que irão nortear a construção do site.

Para que estes objetivos sejam alcançados, há necessidade de que os profissionais conheçam o negócio de sua empresa, além do conhecimento sobre o mundo da internet, para que seu site não venha se comunicar inadequadamente com o seu público alvo. Isto significa que os profissionais que desenvolverão o seu site não sejam apenas especialistas em design, mas que eles também devem entender do seu negócio para auxiliá-lo a organizar a sua informação e estruturar o conteúdo do seu site, para que a informação correta chegue até o usuário correto no tempo certo.


Habilidade

Possuir a capacitação técnica e conhecer o negócio podem não serem itens suficientes para se ter um bom site. Os profissionais devem ter a habilidade de juntar estas capacidades para criar um site personalizado e que se comunique bem com o seu público alvo.

Não é fato de possuirmos um ótimo curso de desenho e conhecermos tudo sobre a arte renascentista que faremos quadros como os de Leonardo da Vinci. O mesmo princípio se aplica à criação de sites.

A melhor forma de avaliar esta capacitação é visitar os sites criados pelos profissionais a serem contratados como um cliente qualquer à busca de informações para fechar o negócio. Se você se sentir convencido a contratar o serviço ou comprar o produto em decorrência do que há no site, é bem provável que estes profissionais também auxiliá-lo em seus negócios através da criação do seu site.