Como migrar meu site atual para o ambiente de testes utilizando o FileZilla?

De Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Em determinados processos de migração, uma das etapas consiste em copiar o conteúdo de seu site do Ambiente de Produção para o Ambiente de Testes. Para realizar esta operação utilizando o programa FileZilla, siga os passos abaixo:

NOTA: A migração de seu site para o Ambiente de Testes pode ser feita também através da ferramenta Importação de site via FTP disponível em seu Painel de Controle.

O processo deve ser feito em duas etapas:

1.Transferir os arquivos do Ambiente de Produção para o seu computador
2.Transferir os arquivos do seu computador para o seu Ambiente de Testes

Primeira etapa: Transferir os arquivos do Ambiente de Produção para o seu computador

1. Abra o FileZilla e preencha os campos conforme instruções abaixo para conectar-se ao Ambiente de Produção de seu site:
A (Host): preencha com o endereço do servidor FTP.
B (Usuário): informe o nome do usuário de acesso ao FTP.
C (Senha): informe a senha de acesso ao FTP.
D (Porta): digite 21.
Flie01.png


2. Clique no botão “Conexão Rápida”.
Flie02.png


3. Serão exibidas duas colunas. A coluna da esquerda mostra os arquivos do seu computador local e a da direita, a área de FTP de seu domínio. Localize e abra, na coluna da esquerda, a pasta de seu computador para onde deseja copiar os arquivos do FTP.
Flie3.png


4. Em seguida, selecione os arquivos do FTP na coluna da direita e arraste-os com o mouse para a coluna da esquerda. Ou clique com o botão direito do mouse sobre os arquivos selecionados e escolha a opção “Baixar”.
Flie04.png


5. Concluída a transferência, desconecte do ambiente de produção, clicando no botão destacado abaixo:
Flie05.png


Segunda etapa: Transferir os arquivos do seu computador para o seu Ambiente de Testes

1. Para transferir os arquivos do seu computador para o Ambiente de Testes, conecte-se ao FTP preenchendo os campos conforme instruções a seguir:
NOTA: utilize os dados informados na mensagem “Criação do ambiente de testes para troca de servidor”, enviada ao email do contato principal de seu domínio após o inicio do processo de migração.
A (Host): preencha com o endereço do servidor FTP do Ambiente de Testes.
B (Usuário): informe o nome do usuário de acesso ao FTP.
C (Senha): informe a senha temporária de acesso ao FTP.
D (Porta): digite 21.
Flie6.png
2. Clique no botão “Conexão Rápida”.
Flie07.png


3. Selecione na coluna esquerda os arquivos anteriormente copiados para seu computador e arraste-os para o Ambiente de Testes. Ou clique com o botão direito do mouse sobre os arquivos selecionados e escolha a opção “Upload”.
Flie08.png


4. Caso algum arquivo que está sendo transferido já existir no ambiente de testes e você desejar substituí-lo, selecione as opções “Substituir” e “Utilizar sempre esta Ação” e clique no botão “OK”;
Flie09.png


5. Pronto! Os arquivos de seu site já estão publicados no Ambiente de Testes e você pode dar início aos testes do servidor, seguindo as instruções enviada ao email de contato principal de seu domínio.