Como redirecionar páginas do meu site utilizando Redirect 301 e Meta Refresh?

De Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Redirect 301

Para realizar o redirecionamento de páginas Web nos planos das Plataformas PHP e JVM/Java a configuração pode ser feita através do arquivo ".htaccess", como por exemplo, direcionar o arquivo "index.php" da raiz de seu domínio para o arquivo "index.html" contido em outro diretório, conforme: www.<SeuDomínio>/index.php para www.<SeuDomínio>/<pasta>/index.html.


Para realizar tal configuração basta criar um arquivo nomeado por ".htaccess" na raiz do domínio e incluir o seguinte código:

redirect 301 index.php http://www.<SeuDomínio>/<pasta>/index.html


Como o .htaccess já está na raiz do domínio não é preciso informar o caminho físico para informar a origem do direcionamento, sendo necessário apenas informar o caminho de destino especificando a pasta e o nome do arquivo desejado.


Meta Refresh

O Meta Refresh tem basicamente a mesma função do redirect 301, sendo assim o redirecionamento funciona, porém, para os mecanismos de busca (ex. Google) ambas as URLs continuam ativas, retornando o mesmo conteúdo. Isso gera confusão nos resultados das pesquisas e pode até resultar em penalização pelo mecanismo de busca (exclusão de ambas as URLs da pesquisa).


Já se o "redirect 301" indica para o Google que o conteúdo da URL antiga foi movido permanentemente para a nova URL, permitindo que o mecanismo trate a questão corretamente (a URL antiga continua sendo pesquisável, porém sempre com o conteúdo da URL nova).


A Tag HTML para a META-Tag Refresh:

<head>
<meta http-equiv="refresh" content="5; URL=http://www.<SeuDomínio>/xxx2.php">
</head>


NOTA: No campo "content=" deve ser informado o tempo em segundos para a paǵina ser redirecionada. O valor "0" redireciona imediatamente.


Este procedimento é válido para uso nas Plataformas PHP e JVM/Java. Caso precise realizar esta configuração em Plataforma ASP.NET, entre em contato com nossa equipe por meio do link Fale Conosco do seu Painel de Controle CentralServer.