Como restringir o auto completar aos catálogos de endereço de cada conta no Thunderbird?

De Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

1. Utilize a extensão MoreFunctionsForAdressBook

A extensão MoreFunctionsForAdressBook permite que você adicione contatos em catálogos diferentes (ex.: profissional e pessoal) e configure qual catálogo será destinado a cada conta ou identidade.


2. Como instalar

Faça o donwload e instalação da extensão TB 3.0 ou + (Versão 0.7.2.1): https://freeshell.de/~kaosmos/morefunctionsforAB-TB3-0.7.2.1.xpi


3. Como funciona o complemento MoreFunctionsForAdressBook

3.1. Primeiramente você deverá criar catálogos de endereços específicos para cada conta ou identidade que for utilizar. Clique em “Arquivo”, opção “Novo>catálogo”.

Print 1.jpg


Digite o nome que deseja atribuir ao seu catálogo de endereços e clique em “OK”. Após isso, adicione contatos ao catálogo.

Print 2.jpg


3.2. Feito o processo descrito no item 3.1, vamos relacionar catálogo e conta.

Obs.: Uma vez feitas as configurações a seguir, ficarão salvas e atenderão à regra, não sendo necessário refazê-las a cada nova mensagem. Apenas quando forem criadas novas contas ou identidades, é que o mesmo procedimento deverá ser realizado.

Clique em “Nova mensagem”.

Print 3.jpg


Escolha a conta que utilizará para enviar o e-mail. Selecione a opção “Ferramentas” e em seguida “Adresses autocomplete”.

Print 4.jpg


Associe a conta ao catálogo, selecionando o “check box”. No exemplo, a conta “Contato1” será destinada à contatos pessoais, logo a opção selecionada será “Catálogo pessoal”. Dessa maneira, os outros contatos que não forem de caráter pessoal, serão restringidos.

Print 5.jpg

Tela 1

Print 6.jpg

Tela 2


O mesmo processo deve ser seguido para vincular outra conta ou identidade a outro catálogo. Conforme exemplo:

Print 7.jpg

Tela 1

Print 8.jpg

Tela 2

Print 9.jpg

Tela 3