Como transferir arquivos para o servidor utilizando SSH em ambiente Windows (Winscp)?

De Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

O SSH é um protocolo de rede para conexão remota com servidores Linux. Esse protocolo é amplamente utilizado para transferências de arquivos e execução de linhas de comando. A grande vantagem do protocolo é a criptografia da conexão que protegendo toda a informação que trafega pelo protocolo.

Você pode utilizar o SSH com autenticação via credenciais (Usuário e Senha), entretanto você pode configurar pares chaves criptográficas para permitir uma conexão sem precisar informar dados de acesso. Neste caso, somente quem possui a chave privada poderá se autenticar no servidor. Veja com no artigo Como gerar e utilizar par de chaves criptográficas para conexão SSH em ambiente Windows?

Para concluir esse tutorial você ira precisar do programa WinSCP que pode ser baixado pelo link http://winscp.sourceforge.net/

Abra o programa WinSCP, digite o endereço do ftp do seu domínio, o usuário e clique no botão Advanced.
013.png

Na janela que abrir, selecione Authentication em SSH, no lado esquerdo da tela, clique no botão direito para escolher o arquivo (lado direito do retangulo vermelho) e escolha o arquivo PrivateKey que foi salvo anteriormente e em seguida clique em Ok para voltar a janela principal do programa.
014.png

Após realizar o procedimento acima, basta clicar em Login:
015.png

Se todo o procedimento foi realizado corretamente, você terá uma janela como a abaixo, onde você pode transferir arquivos via SSH, com a função de arrastar e soltar.
016.png