O que é Cloud Computing?

De Wiki
Revisão de 16h55min de 17 de maio de 2017 por Giovan (discussão | contribs)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O Cloud Computing, ou Computação em nuvem, consiste na virtualização de servidores em infraestrutura escalável, com redundância de recursos físicos (hospedeiros, storage, rede, switches) de forma que não haja pontos únicos de falha para que se possa crescer com a confiabilidade necessária.

Isolamento entre as maquinas virtuais, balanceamento de carga e segurança, gerenciamento centralizado, monitoramento de recursos, também podem fazer parte do conjunto que compõe o servidor de Cloud Computing.

A CentralServer possui soluções de virtualização de servidores baseadas em Cloud Computing.

Fazem parte destas soluções servidores de alta performance, storages com redundância total, infraestrutura de rede, switches, licenças de virtualização (VMware VSphere Enterprise Plus) e ferramentas CentralServer, a partir dos quais são criados servidores virtuais, denominados Cloud Servers, com recursos exclusivos.

Vantagens

O Cloud Computing oferece a flexibilidade de contratar recursos computacionais na medida do necessário e com escalabilidade para crescimento, tudo isso com alta disponibilidade e alocação exclusiva de recursos para cada servidor.

Elasticidade

Você pode alocar e desalocar recursos computacionais de maneira simples e rápida, mantendo os recursos sob medida para o seu negócio.

Disponibilidade

Os recursos usados no ambiente Cloud previnem falhas além de realizar a realocação dinâmica dos Cloud Servers dentro da nuvem de servidores.

Performance

A capacidade de processamento, memória, IOPS (velocidade de acesso a disco) são alocadas de forma exclusiva, sendo que para viabilizar ambientes em grande capacidade computacional, os servidores podem se comunicar em alta velocidade entre si, criando o ambiente ideal para alta performance.

Segurança

Além da segurança de disponibilidade do Cloud Server, os dados são armazenados de forma isolada.

Snapshot

Você pode tirar um retrato do seu servidor. Este recurso é usado quando é preciso desfazer atualizações ou modificações no sistema. Não é para ser usado para backup.

Para saber como fazer Snapshots acesse: Como fazer snapshots no painel do CloudFlex?

Template

Com o template você poderá criar clones do seu Cloud Server. Ideal para reproduzir um ambiente para testes e também para agilizar a ativação de servidores a partir de um modelo.

Para saber como criar templates a partir de seus Cloud Servers acesse: Como criar um template no painel do CloudFlex?

Economia

Ao invés de superdimensionar os recursos computacionais, o usuário contrata os recursos de acordo com a sua demanda.

Agilidade e autonomia

Para aumentar ou reduzir a capacidade computacional, não é necessário trocar de servidor. Basta contratar ou descontratar recursos e reiniciar o servidor através do Painel de Controle para o reconhecimento das alterações.

TI verde

Servidores, storages com baixo consumo de energia, aliados à otimização dos recursos computacionais do Cloud Computing, contribuem para economia de energia e geração de menos calor.

Ideal para:

  • Projetos de crescimento gradativo;
  • Projetos que demandam alta disponibilidade como meios de pagamento, e-commerce, NFe, ERP, E-mail, Exchange e PABX virtual, entre outros;
  • Projetos com alocação flexível de recursos: ideal para projetos que possuem demanda sazonal, quando há necessidade de alocação e desalocação de recursos dependendo do período do ano. Também é ideal para projetos em que não se tem conhecimento exato do tamanho da demanda ou de quando ela irá ocorrer;
  • Projetos com alta demanda de recursos, fazendo uso de tecnologias de balanceamento de carga, replicação de banco de dados, programação com acesso distribuído. O uso destas tecnologias viabiliza a implementação de grandes projetos utilizando a capacidade de Cloud Servers, com o benefício de poder agregar Cloud Servers à medida em que aumenta a demanda de usuários, ao invés de realizar upgrade de servidores.
  • Ambientes de missão crítica (ERP e outros).

O CloudFlex é a opção ideal para Infraestrutura como Serviço (IaaS). Dentro dessa modalidade, os servidores são entregues com sistema operacional básico instalado, para que o usuário tenha liberdade de fazer as configurações conforme o seu projeto.