Porque meu site em WordPress deixa de funcionar corretamente quando altero a raiz do meu site?

De Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

O WordPress armazena dois endereços no banco de dados. Estes endereços determinam onde os arquivos do blog estão e onde o índice principal está. Em uma instalação normal (um único site), estes endereços são os mesmos.

Se você instalou o WordPress dentro de uma pasta em seu FTP para que seu site seja acessado através do navegador você terá de acessar a URL com a pasta onde foi instalado o mesmo.

seu_domínio.com.br/pasta_wp

No exemplo abaixo o WordPress foi instalado no domínio cs-carlos1.centralserver.com.br dentro da pasta site, portanto o acesso ao site deve ser feito através de http://cs-carlos1.centralserver.com.br/site.


Wordpress-raiz.jpg


Acessando a área administrativa do WordPress em Configurações na aba Geral nos deparamos com os campos Endereço do WordPress (URL) e Endereço do site (URL), que devem estar como seu_domínio.com.br/pasta_wp.

Estando no exemplo como http://cs-carlos1.centralserver.com.br/site, conforme abaixo:


Wordpress-raiz-1.jpg


Portanto, o WordPress irá indexar as pastas e arquivos sempre utilizando o caminho completo.

Neste caso /site/wp-admin.

Ao alterar a raiz do site através do Painel de Controle de seu domínio você esta alterando o caminho físico (Pasta principal do site), que passa a ser a parta para qual você alterou.

Seguindo o exemplo, alteramos a raiz do site cs-carlos1.centralserver.com.br para a pasta site, utilizando a Alteração de Raiz do Site no Painel de Controle do domínio.


Wordpress-raiz-2.jpg


Wordpress-raiz-3.jpg


Fazendo isso, ao acessar a URL http://cs-carlos1.centralserver.com.br/ você estará acessando a pasta site e não mais a raiz do seu FTP.

Ao realizar esta alteração o WordPress irá deixar de funcionar corretamente, pois o caminho cadastrado no mesmo passou a estar invalido, tendo em vista que foi eliminada a pasta /site da URL e o WordPress continua utilizando o endereço completo.

Nas imagens abaixo estão os problemas mais comuns.


Wordpress-raiz-4.jpg

 

 

 

Wordpress-raiz-5.jpg


O que fazer nesta situação?

Se você ainda não redirecionou a raiz do site, vá para o segundo passo.

1 - Caso você já tenha alterado a raiz do site para alguma outra pasta, volte no Painel de Controle e remova o redirecionamento da raiz, caso o contrario você não conseguira prosseguir.

2 - Acesse a Areá administrativa de seu WordPress e vá para Configurações na aba Geral.


Wordpress-raiz-1.jpg


3 - Altere os campos WordPress (URL) e Endereço do site (URL) removendo da URL a pasta para a qual será redirecionada a raiz do site e em seguida salve esta alteração.


Wordpress-raiz-7.jpg


Obs: Ao fazer isso será exibido erro no WordPress. Não se preocupe que o procedimento esta correto.

4 - Volte ao Painel de Controle e redirecione a raiz do site para a pasta desejada.


Wordpress-raiz-8.jpg


Alterando a raiz do site o mesmo voltará ao funcionamento normal.

É comum que a alteração da raiz demore alguns minutos para ocorrer, portanto recomendamos que aguarde cerca de 5 minutos antes de tentar o acesso.

Lembramos também que o cache de seu navegador pode gerar dificuldades no acesso, sendo assim recomendamos que limpe o mesmo depois de realizar as alterações.

Ctrl + Shift + Delete

Marque todas as opções e dê OK.